terça-feira, 11 de agosto de 2009

Telecomunicações

Não sei se já vos contei sobre isto senão, mas lembrei-me que é curioso como a logística de telemóvel se processa!
Há duas grandes redes, a MCell e a VodaCom, cujo a primeira é bem mais forte. MCell “Estamos Juntos” e Vodacom “Tudo Bom” são os respectivos slogans.
Comprei um cartão assim que cá cheguei por 2 euros mais ou menos e vou carregando com dois euros de vez em quando. Todos nós trouxemos um telemóvel desbloqueado e comunicamos por lá. (Eu perdi/roubaram-me o meu na primeira semana mas entretanto chegou-me outro…).
Para recarregar os nossos cartões saímos á rua e gritamos MCell, logo vêm dois ou três vendedores com uns coletes florescentes da Mcell chatearem-nos para lhes comprarmos a eles. Compramos “giros” de 20, 50, 100 ou 600 meticais. São umas pequenas raspadinhas (para raspar com moedas) com um código de 7 ou 8 números que digitamos no nosso telemóvel *133*…#. E já está telemóvel carregado! Temos umas 20 ou 50 mensagens para Mcell gratuitas a cada carregamento e outras tantas para MMS. Para Portugal cada sms custa 7 cêntimos (euro) mais ou menos…e como não pago roaming cá, fica mais barato no total ligarem de PT para o número moçambicano.
É um sistema muito engraçado isto dos “giros” (equivalente a vita-recargas etc) na rua, não falha! Para não falhar nunca tenho as vezes uns na carteira!

Sem comentários:

Enviar um comentário