terça-feira, 14 de julho de 2009

Fim-de-Semana no Bilene

Bilene, praia, fica a cerca de 140 km a norte de Maputo. É uma pequena vila junto à lagoa Uembje. Esta lagoa é de água salgada pois algumas vezes por ano entra água do mar por uma zona mais estreita.
Saímos bem cedo de manhã todos amontoados no meio de sacos de cama e mochilas ainda o sol não tinha despertado. Todos meios ensonados vimos os arredores de Maputo acordar. A extensão de barracal na periferia de Maputo é impressionante. Vê-se muita gente e muito comércio (entenda-se comércio por feiras e vendas de fruta junto à estrada).

Mais uma vez de carro “privado”, mais uma operação stop para o policia pedir uns refrescos. Neste caso foram só 20 meticais, na primeira semana vi 200 a serem “usados” pelo André, certamente por ser branco.

Chegámos ao nosso destino perto das 10 ou assim, não sei precisar pois era tal a excitação! Depois de negociar as dormidas fomos logo para a praia. Podíamos ter acampado mas feitos tontos esquecemo-nos das tendas então dormimos em bangalows… A água na lagoa é super transparente, a temperatura é óptima, mas o sol esteve fraquinho e com algum vento ficou desagradável. É mesmo estranho ficar noite as 5 da tarde, então num dia de praia em que a hora perigosa não é a que conhecemos, o sol não se põe na água e anoitece cedíssimo. É que o sol traz sombra quando se deita por causa das árvores junto à água, ou seja com o movimento exactamente oposto ao movimento em PT não resta muito areal ao sol.

À noite, já com banho tomado, encontrámo-nos com uns portugueses que conhecemos em Maputo que vivem e trabalham cá.

Na realidade nós já conhecemos uma grande “crew” de portugueses que ou estão cá com o INOV para estágios de 6 a 8 meses, ou gostaram tanto e ficaram. Encontramo-nos sempre nos mesmos sítios e começamos a marcar coisas juntos propositadamente. Tem o lado bom e mau.

Bom, …cada um pediu um prato e eu e mais quatro amigos partilhámos tuto, foi marisco até saciar. Quanto mais houvesse mais se comia na realidade mas gostei bastante. Por 7,50 EUROS (com bebida) provei peixe grelhado, comi lula grelhada, caranguejo frito e camarão. Que maravilha, estou rendida!

Para curtir fomos para a noite local… Todos em cima de um jipe-pickup só parámos já depois de passar o mato, numa rua de bares dos locais. Que giro, fomos ao país real! Fomos a verdadeira atracção da noite! Não ficámos muito tempo mas deu para tentar abanar o rabo como as negras de cá. Não é tarefa fácil, mas foi uma experiência giríssima. Sinto que aprendo todos os dias mais qualquer coisa!

No Domingo atravessámos de barco a lagoa para irmos para as praias no Índico. Lindo, azul, tempestuoso q.b…Levámos coisas típicas para petiscar e divertimo-nos imenso. Vimos baleias junta à costa, vimos tartarugas (lá longe, mas acredito que sim era aquilo a que me apontavam!), caranguejos, peixes… muito giro! Estava vento e fomos embora cedo, lá para as 15h30 porque fica desagradável mas valeu bem a pena. Que óptimo que é passear à beira mar, num mar novo!

1 comentário:

  1. Que lindo Prima!
    Fico cheia de inveja de todas essas experiências novas...
    Continua a aproveitar muito.
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar