terça-feira, 28 de julho de 2009

Dia Cultural - Sábado passado

Museu de História Natural

Hoje depois da hora de almoço, isto é depois de acordar, fomos até ao Museu de História Natural de Maputo. Este museu existe desde os anos 30, até custa acreditar. A grande atracção do museu é os imensos animais selvagens embalsamados que se encontram em Moçambique. É muito curioso, porque as técnicas de embalsamar os animais nota-se que não são muito perfeitas, de qualquer modo o museu é muito bom, especialmente tendo em conta a quantidade de anos que tem. Mas claro não se deixem enganar pelo facto de ser um museu, também aqui as regras são muito peculiares! Pela primeira vez em muitos museus a que fui ultimamente pude fotografar livremente e até tocar nos animais em fotografias tontas no “meio da selva” porque só passado imenso tempo viria um suposto guarda dizer que não podíamos. De rir a confiança ou descuido (?) com que andamos livremente no museu. Alias numa outra zona de relíquias culturais podia pegar e trazer debaixo do braço o que quisesse. Mas o principio da confiança acho que vigora e tudo acaba por funcionar mais ou menos.

Fotografias aqui.

Teatro

Eram 17h55 quando decidimos ir ver a peça de teatro que começava as 18h00. Felizmente estávamos nas redondezas, corremos e lá chegamos a tempo. Aliás ainda esperamos uns 20 minutos porque não começou nada a tempo. Acho que é a única sala de teatro de Maputo, ou pelo menos a maior… de rir! O bilhete custou 100 meticais, sensivelmente 2,50 euros. O público era variadíssimo, desde bebés chorões recém nascidos a mais velhos.
O argumento da peça era um drama amoroso e familiar, com amantes, filhos bastardos, cunhados com cunhadas, namorados que são primos, traições, tudo um pouco mas contado com muito humor e interacção com o público! A história desenrolou-se após a morte do marido (amante, pai, tio, primo, cunhado, etc) que sofreu um “ataque cardíaco, embora não fosse branco”. Achei um comentário delicioso! Os actores eram todos negros excepto um branco que embora homem desempenhava o papel de mulher. O teatro foi muito engraçado, ou melhor a experiência é que o foi, mas durou 3 horas sem intervalo numas cadeiras um pouco ou tanto desconfortáveis. Enfim...O público e as suas reacções foram hilariantes. Durante o espectáculo atendiam telemóveis, saiam e entravam, batiam palmas, gritava, comentavam, uma feira!! Mas giro giro foi o sair da sala. Com as luzes acesas apercebemo-nos realmente das condições da sala! Cadeiras todas partidas, tecto todo arruinado, luzes fundidas, a confusão geral! Ando sempre com a máquina fotográfica mas infelizmente não a tinha para tirar a esta espectacular sala de espectáculo, foi pena!…

Sem comentários:

Enviar um comentário