sexta-feira, 17 de julho de 2009

Comércio

Para matar a curiosidade de alguns…
Acabe-se com o mito de que cá não se encontra certos tipos de bens, a realidade é que nos supermercados têm tudo idêntico a nós. Bem na realidade não é fácil encontrar talhos e peixarias, confesso que nem me preocupo pois não tratei ainda desse departamento. Mas a nível de produtos de higiene há de tudo, padaria, sumos, etc… Aliás o curioso mesmo são os cafés/pastelarias. O famoso Nautilus, Crystal, etc são pastelarias assustadoramente iguais ás nossas, quanto mais não seja pelo facto de a comunidade toda portuguesa se encontrar lá com os seus computadores a comer pastéis de nata e a beber café Delta (é o que há!)
Farmácias já conheço aí umas 5, não faço ideia é de preços e se é fácil encontrar os medicamentos que procuramos ou não.
Realmente diferente é o facto de não haver comércio de lojas! Há imenso comércio mas é tudo à base de vendas de rua tipo feira ao longo dos passeios esburacados. Por exemplo sapatos encontram-se facilmente pares usados ou novos alinhados no passeio que ficando a olhar mais de 1 minuto aparece logo o respectivo vendedor. Também já vi alfaiates na rua, roupa, dvds, tudo. O mais frequente claro é ver mercearias com fruta, doces, tabaco e mcell (a rede telefónica mais usada cá do sítio, só há duas a Vodacom e a Mcell)
Depois o que há são mercados que são as dita sub cidades de que já falei noutros posts.

A realidade é que Maputo ganha vida e cor com os vendedores de rua, e as negociações. A cidade tem charme não pela arquitectura mas pela organização das grandes avenidas e as pessoas que nela habitam.

Sem comentários:

Enviar um comentário