quinta-feira, 2 de julho de 2009

Chegada a Maputo

O voo foi uma chatice. Por ser de dia foi um pouco massacrante. Depois de almoço fecharam-nos as janelas e puseram-nos a ver 3 filmes seguidos, já estava a ficar maluca!

Chegámos a Maputo às 22h30 mais ou menos. O aeroporto mínimo tinha dois aviões privados e o nosso. Ficámos um tempo à espera na fila dos passaportes, e para ter a certeza que já não estava em área internacional eis que me deparo com uma grande fotografia do Presidente de Moçambique Guebuza. Acho mesmo curioso, estes exibicionismos pessoais meios autocráticos, enfim... Uma vez cá são constantes os relatos sobre a ditadura que se vive.
Lá passámos com os nossos vistos e na zona de recepção das malas já estavam lá as famílias e amigos todos à espera das pessoas. Passámos a uma divisão pequena com apenas uma passadeira para as malas e mal as víamos – era tanta gente encostada à passadeira a tirar malões e embrulhos enormes, e do outro lado os “bagageiros” a ver quem quer ajuda e outros a gritar pelo nome de pessoas a entregar passaportes e vistos meio à toa… de rir.

Fomos recebidos por um Português o André Nogueira – que está em Moçambique há seis anos, tem uma consultora e é investidor cá, também estudou na Universidade Nova e depois esteve em LSE (London School of Economics), tem 39 anos e é casado com uma Moçambicana – e o seu filho, de dois anos e meio, chamado Tiago que estava sentado no banco da frente sem cinto e depois foi no nosso colo… Ele tem um apartamento (T3) todo jeitosinho na cidade e disponibilizou-nos um quarto com 2 colchões de casal e pôs-nos o mais à vontade possível. Impecável!
O André ainda nos deu de jantar e eis que se aprendem as primeiras lições. O André tirou do frigorífico para ele uma costeleta e arroz que tinha algumas mini formigas e aranhas, aqueceu, e comeu normalmente (estranho…). Nós comemos uns ovos estrelados e bacon feitos por nós, mais normalzinho, sem bichos (já tínhamos “jantado” no avião)!
Tivemos até tardíssimo a falar! Ele é interessantíssimo! Falou-se de política, economia global e Moçambique, de tudo um pouco…

Bem mas não posso deixar de dizer o que achei de Maputo no percurso a casa, 20 minutos! Estava tudo muito escuro e pouco iluminado mas vislumbrava-se mal uma grande extensão de barracos e barracas. Vi mal mas devia ser um pouco assustador. Ao chegar à cidade pela rua das embaixadas é o oposto – mansões umas a seguir às outras.

1 comentário:

  1. Mizona!! Vejo que estas maravilhada e em choque!! Aproveita ao maximo!! Como prometido estou te a seguir!.. beijo enorme! e vê se nao abusas dos souveniers :P conhecendo te é uma coisinha gira aqui uma ali e depois vens com kilos!

    ResponderEliminar