sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Inhambane

Vila pacata e tranquila. Península isolada e provida do necessário.
Saímos de machibombo em Macice, passamos de ferry boat até Inhambane. O nosso hostel ou backpackers era logo ali… muito castiço. Dois quartos uma casa de banho cada cama com a sua rede mosquiteira.
As ruas estão limpas e reconstruídas. As casas pintadas de fresco de várias cores. Aqui e ali um edifício que salta a vista mas em tudo simples, uma pequena vila portuguesa. Uma marginal junto à foz, avenidas com árvores, um ou outro café de elieção, meia dúzia de supermercados, um quiosque, um restaurante…
Aqui as pessoas ainda se cumprimentam na rua, aqui vi gente ao fim da tarde a correr por desporto (nunca em Maputo vi tal coisa, se houver um ginásio é num hotel!) Aqui embora isoladas temos o que precisamos a dois passos…
Tem um mercado central castiço, mesmo junto também à central dos chapas (para uma terra tão pequena donde vêm tantos chapas?!... é para as pessoas irem para as terras à volta, ou assim ou a pé). Inhambane fez-me muito lembrar a Vieira ou o Pedrógão… Quando virem as fotografias penso que entenderão porque…
Estarei em Moz ou em PT?

Sem comentários:

Enviar um comentário